segunda-feira, 9 de abril de 2012

Atacar a celulite!




O aproximar do Verão, do calor e do tempo de praia nem sempre é sinónimo de férias e boa disposição! Para muitas pessoas, o retirar dos casacos e dos camisolões revela-se um problema grave pois acentuam-se as preocupações com a estética…
De facto, a origem de muitas doenças físicas e psicológicas está na cozinha, pois cada vez mais pessoas parecem viver para comer, preocupando-se com o seu peso apenas quando se aproxima o Verão!!!
A preocupação com alguns detalhes a nível estético tais como a celulite, a flacidez ou uma pequena acumulação de gordura localizada, é normal que seja mais intensa no Verão e isso não traz qualquer consequência a nível de saúde logo não é problemático que essa preocupação seja sazonal.
Já a questão do excesso de peso é radicalmente diferente! O excesso de peso é uma questão de saúde e não de estética e deve ser combatido durante todo o ano.
Para quem já tem um peso saudável, as preocupações focam-se mais na área da estética, sendo a celulite o inimigo número 1!
A celulite é a consequência de todo um conjunto de alterações ou modificações que se verificam ao nível do tecido conjuntivo subcutâneo. Tais alterações são provocadas, à partida, por uma vasodilatação provocada pela estase venosa e linfática, ou seja, pela lentidão da circulação do sangue e linfa que se verifica a esse nível, não irrigando convenientemente a zona e, por isso, dificultando as suas trocas metabólicas normais. Além disso, há uma acumulação de líquidos, aumentando as substâncias tóxicas, e uma transformação das fibras aí existentes, o que também dificulta as trocas metabólicas entre o sangue e as células e fibras conjuntivas. Este processo conduzirá, necessariamente, à acumulação de adipócitos (células de gordura) e de toxinas celulares, provocando o “aspecto casca de laranja”.
Factores que podem interferir com a celulite:
Sexo (afecta prioritariamente as mulheres)
Sistema endócrino (o funcionamento dos ovários, da supra-renal e da tiróide tem influência hormonal no tecido conjuntivo)
Retenção de líquidos
Passar muitas horas na mesma posição (de pé ou sentado)
Uso de vestuário que dificulta a circulação de retorno
Hereditariedade


endermologia é um dos tratamentos que podem ser utilizados para solucionar o problema da celulite. Consiste numa técnica de massagem mecânica profunda que restaura a circulação de retorno do tecido conjuntivo da hipoderme, o que permite às células adiposas libertarem-se da gordura excessiva. O tónus da pele é aumentado pela estimulação das células que produzem colagénio e elastina, melhorando a sua condição e diminuindo radicalmente o aspecto “casca de laranja” XD
A nível de suplementos alimentares, já aconselhei um a várias clientes e todas elas tiverem excelentes resultados! Estou a falar do Cellulase Gold Pearls e não, infelizmente ninguém me está a pagar nada para o publicitar :p
Falo nele apenas porque o feedback que tive de clientes que o tomaram sempre foi muito positivo! Mas atenção porque não é nada barato e aconselho a tomar durante dois meses seguidos, logo é preciso um bom investimento :)
Quem não puder investir tanto dinheiro, pode sempre optar pela centelha asiática que fica mais económico e também melhora bastante o aspecto da pele. Neste caso, já não aconselho nenhuma marca em específico, apenas o princípio activo =)
Como é óbvio, tanto os tratamentos como os suplementos devem ser sempre acompanhados por actividade física e uma alimentação cuidada, sendo que a nível de alimentação há dois pontos-chave para combater a celulite:
  •  Água: beber 1,5L a 2L de água por dia é essencial
  •  Sal: reduzir ao máximo a adição de sal na confecção e os alimentos salgados tais como enchidos, enlatados e tudo o que for comidas pré-confeccionadas!

 - Este post faz parte da Rubrica O sabor do Bem-Estar do Beleza q.b. by Su Ferreira. O próximo post da Rubrica sai já amanhã e o tema é: "A gordura realmente engorda??"!



3 comentários:

Unknown disse...

Obrigada, pelos conselhos e empenho, pois nunca são demais. Nem que seja para lembrar tudo o que sabemos mas tentamos ignorar, pois o nosso paladar e apetite por vezes, pede coisas que são completamente proibidas.
Beijinho e bom fim de semana

Unknown disse...

Tomei uma caixa mas pelo preço desistir mas com 30 dias vi uma diferença boa acredito que se tivesse tomado mais teria acabado ou amenizado bastante.

Unknown disse...

Tomei uma caixa mas pelo preço desistir mas com 30 dias vi uma diferença boa acredito que se tivesse tomado mais teria acabado ou amenizado bastante.