sábado, 28 de abril de 2012

Beber água emagrece?


Uma das questões que os leitores do blog me colocam frequentemente via email é: "Beber muita água ajuda a emagrecer?"

Aqui vai a resposta :)


A água não tem calorias logo não engorda, nem tem qualquer princípio activo que estimule o emagrecimento directamente. No entanto, beber 1,5L a 2L de água todos os dias pode efectivamente ajudar a emagrecer. Bebendo a água que o nosso organismo necessita, temos maior facilidade em controlar a retenção de líquidos e promovemos uma melhor libertação das toxinas que se acumulam no nosso organismo. Além disso, beber água durante o dia permite um maior controlo do apetite o que irá beneficiar bastante o processo de emagrecimento.

Quem tem dificuldade em beber água no Inverno, pode optar por beber infusões quentes. Desde que estas sejam sem adição de açúcar, o seu efeito a nível de emagrecimento vai ser semelhante ao da água, podendo até ser potenciado se usarmos plantas diuréticas, tais como cavalinha ou pés de cereja, ou plantas estimulantes do metabolismo tais como o chá verde ou branco.

Realço que a nível de infusões, os chás com cafeína não devem ser ingeridos por pessoas com a tensão arterial descontrolada ou com gastrite ou outros problemas de estômago.

Sem comentários: