sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Sedentarismo desde bebés

Este post não está directamente relacionado com nutrição, mas está relacionado com um estilo de vida saudável e activo, desde bebés!


A Francisca tem quase 26 meses e se a deixássemos passava o dia todo a ver desenhos animados.

Ahhhh... como é tentador deixá-la a ver tv enquanto se pode, tranquilamente e sem interrupções constantes, tratar das tarefas da casa, enviar emails ou cuscar as redes sociais!

Como é tão mais fácil deixá-la a ver tv em vez de sair com ela para o parque ou o jardim, ou jogar com ela às escondidas, às corridas ou à apanhada, ou saltar no colchão e andar com ela às cavalitas, ou ensiná-la a jogar à bola ou andar de triciclo!!!

Dizem que esta nova "moda" da educação sem palmadas está a criar mini terroristas, indisciplinados, birrentos, desobedientes e agressivos.
Eu acho (e muito boa gente que percebe bem mais disto do que eu também acha!) que o problema não está na educação ou na falta dela. O problema está no sedentarismo que incutimos às nossas crianças.

As crianças não foram feitas para estar sentadinhas a ver tv ou a jogar no tablet. As crianças são poços de energia sem fim, têm pilhas que nunca mais acabam. Se essa energia não é gasta com actividade física adequada à idade... surgem as explosões de raiva e agressividade, surgem os "diagnósticos" de hiperactividade, surgem medicamentos demasiado controversos!

Sei que não é fácil contrariar esta "preguiça" quando temos sempre tanta coisa para fazer, mas o fim-de-semana está a começar e eu deixo este desafio: zero tecnologia e muita actividade física com as suas crianças :) 

PS. A chuva não é desculpa ;) 

2 comentários:

Mar disse...

Nem é preciso ir tão longe. Basta-me banir o uso de écrans e não tarda muito tenho de sair à rua com o meu filho - que só tem 13 meses - ou pelo menos jogar jogos que normalmente implicam saltar, correr ou fazer malabarismos, senão ninguém atura o pequeno :) Por isso sugiro: fim de semana sem écrans! Música é sempre permitida, acabamos todos a dançar... Mesmo quando é só ele a "tocar piano" no keyboard electrónico :)

Unknown disse...

a minha Maria tem 16 meses, não pára quieta um segundo, mas lá em casa são 16 meses sem tv, sem telefones sem nada, nunca ponho no canal de desenhos animados, e enquanto estou só com ela a tv está desligada, quem liga é o pai quando chega a casa, sim, nós vemos tv vemos séries os 2 é um programa nosso mas quando a Maria já dorme. Há dias em que ficamos por casa a correr e a fazer asneiras, há outros em que ela está mais exigente em que saimos ao parque do prédio, e às vezes até à padaria comprar pão a pé as duas!!!