sábado, 22 de outubro de 2016

Alimentos para sobreviver ao Inverno :)

No Inverno, a alimentação de crianças e adultos pode sofrer grandes alterações: a fruta e as saladas tornam-se menos apetecíveis com o frio, é mais difícil beber a quantidade diária de água recomendada, os iogurtes são muitas vezes substituídos por leite com chocolate…
Estas alterações podem levar a uma diminuição significativa da ingestão de vitaminas e minerais, diminuindo as defesas do nosso organismo e tornando-o mais susceptível a determinadas doenças, nomeadamente gripes e constipações.
Para contrariar esta tendência e aumentar a ingestão de nutrientes, podemos utilizar alguns truques:
– sopa de legumes: rica em vitaminas e minerais, água e muita fibra. Comecem sempre as refeições com um prato de sopa de legumes. Se a criança não gostar de sopa, ofereçam sempre legumes cozidos ou salteados no prato.

– leite quente com cevada ou canela: em vez de utilizar o típico chocolate em pó para dar um sabor diferente ao leite, porque não apostar na cevada (ou misturas de cereais sem café) ou na canela?
– infusões quentes: para aumentar a ingestão diária de água, utilizem os chás quentes. Os adultos saudáveis podem beber qualquer tipo de chá ou infusão, as crianças devem evitar os chás (preto, verde, branco) e optar por infusões tipo camomila ou cidreira.

Para a prevenção de gripes e constipações, além da ingestão adequada de todos os nutrientes, devemos ter especial atenção com a vitamina C. Esta vitamina é um poderoso antioxidante e ajuda a fortalecer o sistema imunitário. As principais fontes de vitamina C são: citrinos, kiwis, bróculos, couves de bruxelas, salsa, morangos, tomates e acerola.
alho é também um alimento muito importante no Inverno pois tem propriedades antivíricas, bactericidas e anti-sépticas, sendo considerado como um “antibiótico natural”.

Para além dos alimentos, as plantas medicinais também nos podem ajudar a passar o Inverno sem gripes. A Equinácea é a planta mais utilizada para este efeito pois estimula o sistema imunitário.
Post originalmente escrito para o blog Sweet Caos.

4 comentários:

Healthy Food & Me disse...

Tenho usado bastante o leite dourado (que noto imensa diferença), cozinho bastante com alho e obviamente que não me faltam os legumes e frutas! Excelente post. Um beijinho *

https://healthyfoodandme.wordpress.com/

Anónimo disse...

Felizmente cá em casa não somos esquisitos e tentamos sempre equilibrar as refeições :D

Beijinhos

Sandra Almeida disse...

Obrigada Sara :) beijinhos

Sandra Almeida disse...

Daniela é tão bom quando a família também adere aos bons hábitos :D beijinhos