sábado, 7 de julho de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" XII

A fitoterapia é uma ciência milenar que consiste no tratamento de doenças através das plantas. O uso de plantas para a cura de doenças foi a primeira forma de medicina e é a base da actual farmacologia.

São inúmeros os efeitos preventivos e curativos que se podem obter através de simples infusões ou chás. Aqui estão alguns exemplos:


- Se tem dificuldades para adormecer ou ansiedade, poderá tomar antes de deitar um chá de valeriana, passiflora ou tília em vez dos tradicionais medicamentos calmantes;

- Se sente as pernas inchadas e faz retenção de líquidos, pode tomar um chá diurético tal como os chás de pés de cereja, barbas de milho ou raiz de morangueiro;

- O chá de camomila é óptimo para aliviar os problemas digestivos, tais como os enfartamentos, a azia, as gastrites, etc;

- O chá de eucalipto ajuda a diminuir os sintomas das gripes e outros problemas respiratórios;

- Para os problemas de prisão de ventre, a planta do sene funciona como laxante;

- A unha-do-diabo ou harpagofito é um dos melhores anti-inflamatórios e analgésicos naturais, sendo muito usada no tratamento de artrites e problemas reumáticos.

- O alecrim comum estimula a circulação sanguínea para a cabeça, melhorando a memória e a concentração e ajudando a controlar a tensão arterial.

- O alho é outra planta que ajuda a controlar a tensão arterial, para além de funcionar como antibiótico natural.


Para além dos efeitos benéficos de cada planta, o facto de se aumentar a ingestão de líquidos através dos chás sem açúcar é muito positivo para a sua saúde, principalmente agora que se aproxima o tempo quente.

Sugestão para uma semana saudável: Beba entre 1,5L a 2L de líquidos por dia.

Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: