Sabia que o baixo consumo de frutas e legumes é responsável por muitas doenças?
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 19% dos cancros gastrointestinais, 31% das doenças cardiovasculares e 11% dos enfartes do miocárdio podiam ser evitados com um consumo adequado de frutas e legumes.
A Nova Roda dos Alimentos, elaborada pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, recomenda o consumo de 3 a 5 porções de fruta por dia, o equivalente a 500 a 800 gramas de fruta diárias dependendo das necessidades individuais.
Por tudo isto, a Compal decidiu criar o Dia Nacional da Fruta. Para tal, são necessárias 4 mil assinaturas. Vá a diadafruta.pt e assine a petição, porque a fruta é fundamental!
E, já que falamos nas vantagens da fruta, um estudo elaborado nas Filipinas revela que a banana contém uma elevada quantidade de triptofano, um antidepressivo natural. Segundo os cientistas que realizaram o estudo, o consumo de 2 a 3 bananas por dia é um óptimo tratamento para a depressão.
A maçã é outra fruta extremamente saudável. Para além da sua riqueza em fibra, vitaminas do complexo B, fósforo e ferro, um estudo realizado na Escócia veio mostrar que a ingestão de maçãs durante a gravidez diminui o risco de os bébés virem a sofrer de asma.
Quando comprar fruta, opte pelas frutas da época e escolha peças de fruta pequenas. Desta forma, poupará dinheiro e terá fruta com menos substâncias químicas.
Sugestão para uma semana saudável: Coma entre 3 a 5 peças de fruta por dia, todos os dias!
Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.
Sem comentários:
Enviar um comentário