sexta-feira, 17 de novembro de 2017

O que aprendi em 11 anos de consultas de Nutrição

No passado mês de Outubro comemorei 11 anos como nutricionista e não pude deixar de pensar em tudo o que fui aprendendo ao longo destes anos. Estive sempre ligada à Nutrição Clínica, sendo o emagrecimento o principal foco do meu trabalho. Hoje partilho convosco os truques que REALMENTE funcionam para emagrecer de forma equilibrada e saudável.

  1. Todas as dietas funcionam!

Pode parecer estranho mas é verdade: qualquer tipo de dieta provoca perda de peso pois a base de todas elas é a restrição calórica. Se ingerimos menos calorias do que as que gastamos, o peso tem obrigatoriamente que descer.
A grande dúvida é: funciona a longo prazo ou irá recuperar todo o peso que conseguir perder??
A palavra chave para responder a esta questão é INDIVIDUALIDADE. Antes de começar qualquer tipo de dieta, qualquer mudança de hábitos alimentares, questione-se sempre se essa dieta é adequada para os seus problemas de saúde, para as suas rotinas, as suas preferências alimentares, a sua capacidade financeira, o seu estilo de vida. Se for algo que sabe à partida que não irá conseguir manter a longo prazo, talvez seja melhor procurar outras opções para evitar o efeito yo-yo.

  1. Partilhar

Há muitas pessoas que preferem manter em segredo as suas tentativas de perda de peso.
Come à vontade, estás muito bem assim”, “se emagreces ficas cheia de estrias e de rugas”, “prova só um bocadinho, é só hoje”, “não vais conseguir”, “não podes comer pão”, “deixa de beber leite”, “olha que a banana engorda”, “olha que ficas anoréctica”... com tantos comentários, muitas vezes contraditórios, é compreensível a necessidade de esconder as mudanças na alimentação. No entanto, a minha experiência diz-me que partilhar é uma ajuda preciosa nesta luta. Partilhar com a família e os amigos, partilhar nas redes sociais, criar blogs, procurar outras pessoas que estão na mesma luta. Sozinho tudo se torna mais difícil.

  1. Acompanhamento profissional e frequente

A escolha de um bom profissional que acompanhe todo o processo de emagrecimento é o ponto de partida e deve ser muito bem ponderada. Deve ser um profissional com formação adequada (pode pesquisar no site da Ordem dos Nutricionistas se tiver dúvidas) e que lhe possa proporcionar um acompanhamento frequente. Pela minha experiência, a possibilidade de consultas quinzenais ou mensais faz toda a diferença a nível de resultados.


  1. Exercício físico

É possível perder peso só com dieta, mas não é o mais saudável. A prática de exercício irá ajudar no balanço energético negativo, no bem-estar físico e mental, na tonificação e, acima de tudo, na interiorização desta mudança global de estilo de vida para que os velhos hábitos não regressem.

  1. Os extras ajudam

Existem no mercado inúmeras “ajudas” para o emagrecimento, desde a toma de suplementos alimentares (drenantes, fibras, queimadores de gordura, inibidores do apetite, etc) aos tratamentos estéticos (drenagem linfática, cavitação, electroestimulação, etc).
Independentemente da evidência científica (ou falta dela!), a minha experiência mostra que ter algum tipo de ajuda extra potencia a adesão ao plano alimentar prescrito, a motivação e, consequentemente, os resultados obtidos. No entanto, é importantíssimo referir que tanto os suplementos como os tratamentos estéticos não são inofensivos! Existem contra-indicações que devem ser sempre respeitadas.


Sem comentários: