segunda-feira, 11 de junho de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" IX

Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto revelou que a gravidez e o parto levam a incontinência urinária em 20% das mulheres. Os resultados da investigação indicam que seis meses após o parto, 20% das mulheres mantinham a incontinência urinária, o que indica o carácter permanente da doença, e que apenas 30% das mulheres estudadas mantiveram o controlo urinário durante a gravidez e após o parto.


A elevada ingestão de sal parece aumentar a actividade da bactéria Helicobacter pylori, uma bactéria que se encontra no estômago e que é responsável pela maioria das úlceras gástricas e duodenais. Desta forma, o excesso de sal pode levar ao aparecimento de úlceras e outras doenças gastrointestinais.


A primeira pílula contraceptiva que elimina por completo o período menstrual já foi aprovada nos Estados Unidos e espera a aprovação do Comité dos Medicamentos português. Esta nova pílula contém doses baixas de hormonas e tem os mesmos efeitos secundários das pílulas normais.


As crianças que vivem em locais húmidos, nomeadamente com falta de aquecimento e arejamento, têm maior probabilidade de vir a sofrer de asma. Vários estudos já indicavam uma relação entre a humidade na habitação e o agravamento dos problemas respiratóros, mas este estudo finlandês veio mostrar que um ambiente húmido pode causar a doença.
Na página da internet da DECO (Associação de Defesa do Consumidor) pode encontrar algumas dicas úteis para melhorar o isolamento da sua habitação.


Sabia que uma boa alimentação pode ajudar a proteger a pele do Sol e a conseguir um bronzeado perfeito e seguro? Neste Verão, não se esqueça de ingerir 1,5 a 2 litros de água por dia e opte por comer muitas frutas e vegetais ricos em betacaroteno. O betacaroteno é um antioxidante que se transforma em vitamina A e que existe em maior quantidade nas frutas de côr amarela/alaranjada e nos vegetais de folha verde escura.



Desafio para uma semana saudável: Comece a proteger a sua pele com um bom protector solar!


Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: