segunda-feira, 11 de junho de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" VIII

Ontem, dia 1 de Junho, celebrou-se o Dia Mundial da Criança, que relembra todos os anos que as crianças têm direitos que nem sempre são cumpridos.

A Declaração dos Direitos da Criança é um documento internacional com uma lista de 10 princípios, sendo um deles: “Toda a criança tem direito a uma boa saúde.”

Mas como anda a saúde das nossas crianças?

Um dos problemas de saúde mais comuns na infância é a rinite alérgica. Caracteriza-se por espirros, cócegas no nariz e nos olhos e obstrução nasal. Pode ser provocada por pólen das flores, pêlos de animais, cheiros fortes, fumo de tabaco, etc.… O tratamento passa por evitar as causas, nomeadamente, retirar os tapetes, não fumar dentro de casa e evitar perfumes.


Outra preocupação é a saúde oral das nossas crianças. As cáries dentárias são muito frequentes, mas podem ser evitadas com uma boa alimentação, uma boa higiene oral e visitas frequentes ao dentista. Os dentes de leite, apesar de serem temporários, são muito importantes para a correcta mastigação dos alimentos, para o crescimento da face e para o bom crescimento dos dentes definitivos. Desta forma, a higiene oral deve começar logo que nasça o primeiro dente do bebé e deve ser executada pelo menos duas vezes por dia, sendo uma delas, obrigatoriamente, antes de deitar.


Nos nossos dias, a obesidade infantil é um problema sério que já afecta cerca de 30% das crianças portuguesas. Como contrariar este aumento? Com uma alimentação equilibrada e exercício físico.
As crianças devem ser ensinadas pelos pais a comer sopa de legumes a todas as refeições, a gostar de frutas e saladas, a preferir beber água em vez de refrigerantes e a praticar exercício físico em vez de ver televisão. É importante que a criança tenha bons exemplos tanto em casa como na escola!



Sugestão para uma semana saudável: Leve os seus filhos a passear ao ar livre.


Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: