segunda-feira, 30 de abril de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" III

Um estudo inglês comprovou que existe uma boa relação entre o custo e a eficácia da acupunctura no tratamento da dor lombar a longo prazo. A acupunctura consiste em aplicar agulhas em várias partes do corpo, podendo ser útil no alívio das dores de costas, dentes, náuseas e enxaquecas. Segundo o estudo, este tratamento poderá ser eficaz a um custo mais baixo que os tratamentos convencionais, com medicamentos.


A hipertensão arterial (tensões altas) contribui para o aumento do risco de doenças cardiovasculares, que são a principal causa de morte por doença no nosso país. Para prevenir e tratar a hipertensão é fundamental ter uma alimentação saudável e praticar exercício físico. Além disso, um estudo norte-americano provou que as pessoas que dormem habitualmente menos de 5 horas por noite, têm o dobro do risco de vir a ter tensões altas. Desta forma, ficou provado que os bons hábitos de sono também ajudam a prevenir a hipertensão.


A partir do dia 25 de Abril estará disponível o Serviço Saúde 24, uma iniciativa do Ministério da Saúde para responder às necessidades dos cidadãos em matéria de saúde. Através do número 808 24 24 24, qualquer utente do Serviço Nacional de Saúde poderá esclarecer as suas dúvidas com profissionais de saúde qualificados e devidamente formados.


As tatuagens temporárias, cada vez mais usadas, podem causar eczemas e outras reacções alérgicas. A substância química em causa, chamada parafenilenodiamina, está também presente em tintas de cabelo, graxas e rímel,mas em quantidades menores e com menor contacto com a pele.


Sabia que a cenoura é rica em beta-caroteno, uma substância que dá origem à vitamina A, que é essencial para uma boa visão?


Desafio para uma semana saudável: Esta semana não se esqueça de ingerir um prato de sopa de legumes no início da refeição!


Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

2 comentários:

Anónimo disse...

Parabens pelo blog.

Sandra Almeida disse...

Muito obrigado e volte sempre :)