terça-feira, 24 de abril de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" II

Um estudo australiano concluiu que os bébés devem ser amamentados quando estes pedem, seja de dia ou de noite, e que os horários rígidos de amamentação devem ser evitados. O estudo verificou ainda que a frequência com que os bébés avaliados mamavam não afectava a quantidade de leite produzido nem a sua qualidade.

O exercício físico regular parece diminuir o risco de vir a sofrer de doença de Alzheimer ou outros tipos de demência. Segundo um estudo norte-americano, o exercício físico provou ser benéfico mesmo para pessoas com mais de 65 anos e com limitações físicas, sendo urgente insistir em programas de actividade física para os mais velhos.

O afogamento é a segunda causa de morte infantil no nosso país, logo depois dos acidentes rodoviários. Todos os anos, morrem cerca de 30 crianças vítimas de afogamento.
Agora que se aproxima o tempo quente, tome precauções:

- vigie permanentemente as crianças na água ou perto dela;
- escolha praias e piscinas vigiadas;
- se tem uma piscina ou um tanque, coloque uma vedação;
- vista coletes e braçadeiras às crianças.

Um estudo científico realizado em Creta concluiu que a prática de uma alimentação mediterrânica protege as crianças de alergias respiratórias, tais como a rinite alérgica ou a asma. A alimentação mediterrânica caracteriza-se por um elevado consumo de hortícolas, frutos, peixe, cereais integrais e azeite, e um baixo consumo de carnes vermelhas e alimentos processados.

Sabia que o chocolate contém substâncias com efeito antidepressivo? Desta forma, é possível que o chocolate ajude a combater o stress e a angústia. No entanto, o consumo excessivo pode levar ao aumento de peso e pode até causar alguma dependência, logo a ingestão de chocolate deve ser moderada.

Desafio para uma semana saudável: Esta semana elimine os fritos da sua alimentação!


Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: