segunda-feira, 16 de abril de 2012

A gordura realmente engorda??



O primeiro pensamento de quem pretende emagrecer é quase sempre: “tenho que cortar nas gorduras!”
Mas será este o melhor caminho para atingir resultados?

Claro que não

O nosso organismo precisa de gordura e cortar radicalmente com a gordura dos alimentos que ingerimos não é a melhor forma de perder peso!

Em primeiro lugar, ao diminuir a quantidade de gordura que ingerimos, sentimos muito mais fome… É a gordura que indica ao nosso cérebro que já estamos saciados, logo sem ela a tendência é para andarmos sempre insatisfeitos e com fome!
Aquela ideia de que sentem muito mais fome quando começam uma dieta não é apenas psicológica, significa que provavelmente não estão a dar ao organismo a gordura que ele necessita!

Além disso, quando fazemos um esforço para ingerir menos gorduras temos tendência para aumentar a ingestão de hidratos de carbono (pão, massa, arroz, batatas, bolachas, etc) … Se não temos o cuidado de optar por pão escuro e produtos integrais, este aumento na ingestão de hidratos de carbono refinados vai aumentar a libertação de insulina, uma hormona que promove o armazenamento de gordura no organismo!

Outro erro das dietas com baixa ingestão de gordura é a diminuição drástica do consumo de proteína. Como associamos a gordura a alimentos como a carne e os peixes gordos, diminuímos a sua ingestão. Ora a proteína é fundamental para manter/ganhar massa muscular, ou seja, é essencial num processo de emagrecimento

Conclusão: a gordura não é a má da fita! O truque é saber escolher as gorduras mais saudáveis, como por exemplo: azeite, peixes gordos, frutos secos, sementes

Há ainda muita gente, incluindo médicos e outros profissionais de saúde, que julgam que para emagrecer basta “fechar a boca”… Mas as coisas não são assim tão simples! Emagrecer requer força de vontade, persistência, boa gestão de expectativas e um acompanhamento nutricional especializado e personalizado!

Se emagrecer fosse simples, a minha profissão nem sequer existia ;)

  - Este post faz parte da Rubrica O sabor do Bem-Estar do Beleza q.b. by Su Ferreira. O próximo post da Rubrica sai já amanhã e o tema é: Queimadores de gordura! Não percam :)

Sem comentários: