domingo, 11 de março de 2012

Alergia à proteína do leite de vaca



Chegou-me via email a seguinte questão: “Sou alérgica à proteína do leite de vaca, que alimentos devo comer em substituição dos que não posso comer?

Agradeço desde já a questão e aproveito para partilhar a resposta com todos os leitores pois julgo ser uma dúvida frequente:

A alergia à proteína do leite de vaca é muito frequente nos bebés mas tende a desaparecer com a idade, sendo bastante rara nos adultos.
É muito importante perceber se faz efectivamente alergia à proteína do leite de vaca ou se tem intolerância à lactose pois estas situações são facilmente confundidas mas têm causas totalmente diferentes e cuidados alimentares também diferentes.

Uma alergia à proteína do leite de vaca é uma reacção do sistema imunitário sempre que ingere leite de vaca. Se for este o caso, deve evitar completamente o leite de vaca, todos os seus derivados tais como iogurtes, queijos e manteigas, e também todos os alimentos que contenham leite de vaca na sua composição nomeadamente gelados e doces de leite, pães e biscoitos com leite, etc.
Já no caso da intolerância à lactose, que é bastante frequente em adultos, o que acontece é que o intestino não produz lactase suficiente para digerir o leite. Como há falta desta enzima, o leite não é bem digerido, o que provoca gases, cólicas e inchaço abdominal.
Nestes casos, deve evitar o leite mas poderá consumir iogurtes ou optar por leites com menor teor de lactose, já existentes no mercado, pois o seu inimigo é apenas a lactose e não o leite no seu todo.

Em ambas as situações, é mais difícil atingir a dose diária recomendada de cálcio, logo deve reforçar a ingestão de legumes ricos em cálcio tais como bróculos, espinafres, agriões e couves.
Além disso, deve ter em conta que o ferro e o cálcio diminuem a absorção um do outro, ou seja, para potenciar a absorção de ambos, não deve juntar na mesma refeição os alimentos ricos em cálcio com os alimentos ricos em ferro. Por exemplo, não utilize os iogurtes como sobremesa da refeição mas sim isoladamente a meio da manhã ou a meio da tarde.

Resumindo, penso que o mais importante é perceber qual das duas situações é a sua, pois a alergia à proteína do leite de vaca é rara nos adultos e poderá estar a falar de uma intolerãncia à lactose. Em função disso, poderá orientar a sua alimentação de forma a não ter sintomas gastrointestinais desagradáveis mas também não ter carências nutricionais provocadas pelas restrições alimentares que necessitar.

Sem comentários: