A azia é frequentemente descrita como um ardor no estômago e está relacionada com o refluxo de ácido do estômago para o esófago, o que vai agredir as paredes do esófago provocando desconforto.
Por norma, a azia está incluída num conjunto de sintomas de uma patologia designada dispepsia: dor na zona do estômago, enfartamento, náuseas, abdómen distendido (“barriga inchada”), etc.
Os alimentos que deve evitar para combater a azia são:
- alimentos fritos e muito ricos em gordura;
- frutas muito ácidas;
- comida muito temperada;
- bebidas alcoólicas;
- bebidas com cafeína – café, cola, chá preto ou verde
É também muito importante a perda de gordura na zona abdominal caso se tenha um perímetro abdominal acima do indicado (mais de 80 cm nas mulheres e mais de 94 cm nos homens). A acumulução de massa gorda na zona abdominal é um factor de risco para as doenças cardiovasculares e pode também aumentar o refluxo gastro-esofágico.
A camomila é uma das plantas que poderá ser utilizada, na forma de infusão, para aliviar a azia e outros sintomas de dispepsia. Esta planta favorece uma boa digestão e tem propriedades analgésicas (acalma a dor), anti-inflamatórias e cicatrizantes (que poderão ajudar na recuperação da parede do esófago).
O chá de funcho também é uma óptima opção.
É importante referir que as infusões e os remédios caseiros são muito úteis quando se trata de uma situação pontual (ex. azia após os exageros de um casamento ou do Natal). Quando os sintomas são frequentes, é importante não se auto-medicar e procurar um médico pois estes sintomas podem ser indícios de gastrite, úlcera, hérnia do hiato ou mesmo de um tumor gástrico.
1 comentário:
foi uma boa informação que aqui forneceu ;)
Enviar um comentário