terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Alergia ao níquel

A alergia ao níquel manifesta-se normalmente como uma alergia de contacto, surgindo na pele um prurido, vermelhidão e umas pequenas vesículas. É muito frequente nas orelhas perfuradas e nas mãos.



Esta alergia surge após um contacto continuado com este metal e é muito frequente na população, principalmente nas mulheres, dado que este metal é muito usado no fabrico de jóias e bijuterias, existindo também nas moedas, utensílios de cozinha e até nos telemóveis!




Além da alergia local (nas zonas do corpo em contacto directo com o níquel) pode surgir também um problema mais generalizado, com eczemas e urticária por todo o corpo.

Se suspeitar de uma alergia ao níquel, deve evitar o contacto directo com este metal e procurar um dermatologista, mas é fundamental não esquecer que o níquel também existe nos alimentos!

Assim sendo, deve evitar os alimentos mais ricos em níquel, nomeadamente o cacau, chocolate, frutos secos, todos os alimentos em conserva, pêras e tomate.
No entanto, o teor em níquel dos alimentos depende da concentração de níquel existente no solo onde estes foram cultivados, logo tente fazer uma dieta muito pobre em níquel até melhoria dos sintomas e depois reintroduza estes alimentos lentamente, verificando a sensibilidade do seu organismo a cada alimento.

4 comentários:

Anónimo disse...

Muito boa sua sugestão.Obrigado.

Sandra Almeida disse...

Obrigada e volte sempre :)

Sandra

Anónimo disse...

Eu tenho alergia a níquel, não posso usar bijuterias de jeito nenhum ainda bem que conheci uma marca chamada Donna Joias Folheadas e as peças não me dão nenhuma reação alérgica.
E o melhor é que posso comprar pela internet donnajoiasfolheadas.com.br

Karina disse...

Boa noite. Tenho intolerância a níquel e queria saber se há concentração desse material na água tratada. Agradeço