sexta-feira, 6 de julho de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" X

O cardiologista e nutricionista francês Michel de Lorgeril publicou um livro no qual critica a excessiva e auto-medicação contra o colesterol que se faz actualmente. Segundo o especialista, os médicos e os pacientes centram-se na diminição do colesterol através de medicamentos e esquecem que os maus hábitos alimentares e os hábitos tabágicos continuam a aumentar o risco de enfarte do miocárdio e a fazer vítimas.


Uma equipa internacional que inclui a investigadora portuguesa Sofia Godinho descobriu uma mutação genética que é responsável pela incapacidade de algumas pessoas adormecerem à noite. Segundo a investigadora, os horários de trabalho dos nossos dias não respeitam os ciclos biológicos de cada um, o que pode afectar os padrões do sono e causar perturbações mentais, obesidade e cancro.


Um grupo de investigadores da Universidade de Coimbra desenvolveu uma gama de adesivos biológicos que substituem os pontos cirúrgicos. Estes adesivos evitam que o doente tenha que ir ao hospital retirar os pontos pois é o próprio adesivo que provoca a regeneração dos tecidos, além de ter funções analgésicas e antibacterianas.


A Liga Portuguesa Contra o Cancro alerta para os perigos das sessões de solário. Segundo um especialista português 30 sessões de solário equivalem a mais de 25 escaldões solares, aumentando o risco de problemas dermatológicos e cancro de pele.


A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) chama a atenção para os cuidados que devemos ter com os alimentos durante o Verão, considerada a «época alta» para as infecções alimentares. As elevadas temperaturas podem ser muito perigosas principalmente para os alimentos que se estragam com maior facilidade, tais como natas, fiambre, maionese, ovos, carne ou peixe.

Sugestão para uma semana saudável: Se tem dificuldades para adormecer, experimente beber um chá de tília antes de deitar.

Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: