sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Alergia alimentar

A alergia alimentar é uma reacção adversa que ocorre após a ingestão de determinados alimentos ou aditivos alimentares, ou seja, existe uma resposta exagerada do organismo à presença de substâncias que são bem toleradas pela maioria das pessoas.

A intolerância alimentar não é imunomediada enquanto que a hipersensibilidade ou alergia envolve sempre uma resposta imunológica, sendo que as pessoas com outras doenças alérgicas têm uma maior incidência de alergias alimentares.

Os alimentos que mais frequentemente provocam alergias são: ovo, leite de vaca, soja, trigo, peixe e crustáceos. O amendoim, os crustáceos, o leite de vaca e as nozes são os alimentos com maior frequência de reacções alérgicas graves.

Os sintomas mais frequentes são a nível da pele – urticária, inchaço, comichão e eczema, do sistema digestivo – diarreia, dor abdominal, vómitos, e do sistema respiratório – tosse e rouquidão.

Existe também o síndrome da alergia oral que ocorre quando determinados alimentos entram em contacto com a mucosa oral. Os sintomas são imediatos, sendo os mais comuns a comichão e inchaço dos lábios, palato e faringe.

Não existe nenhum medicamento específico para tratar as alergias alimentares, logo o tratamento passa por eliminar ou evitar a ingestão dos alimentos causadores de alergia.

A amamentação deve ser sempre estimulada pois pode ser muito útil na prevenção de reacções alérgicas. A introdução dos alimentos potencialmente alergéneos na alimentação da criança também deve ser feita com cuidado e sempre seguindo as indicações do pediatra.

3 comentários:

ADEK disse...

Sou alérgica a pêssegos... Crise anafilática de imediato :S Claro que só experimentei 2 vezes (a segunda foi parva, admito:P)

Sandra Almeida disse...

Ainda bem que é só a pêssegos :D

Bakuarela disse...

A pêssegos? Acho que nunca tinha ouvido falar!! :)