sábado, 9 de junho de 2007

Rubrica "Divulgar Ciência" V

Uma investigação realizada com jovens com menos de 18 anos demonstrou que a publicidade ao tabaco e as cenas de filmes com fumadores duplicam a probabilidade de começar a fumar. Em Portugal, a publicidade directa ao tabaco é proibida mas continua a existir de forma indirecta, através das personagens de cinema ou de figuras públicas que fumam em frente às câmaras, associando o cigarro a uma imagem de sucesso.

As crianças do sexo feminino com obesidade tendem a entrar na puberdade mais cedo que as outras meninas. Segundo um estudo norte-americano, esta puberdade precoce pode levar ao consumo precoce de álcool e tabaco, ao início da vida sexual mais cedo e a uma maior taxa de obesidade na idade adulta.

A crescente preocupação dos chineses com a saúde fez com que as importações de azeite aumentassem nos últimos anos, abrindo as portas ao azeite português. Segundo um distribuidor de azeites no mercado chinês, estes continuam a preferir o preço à qualidade, escolhendo azeite espanhol, italiano ou israelita, mas esta poderá ser uma óptima oportunidade de negócio para o azeite português.

Segundo a Associação Portuguesa de Nutricionistas, existe apenas um nutricionista para cada 183 mil portugueses nos Centros de Saúde. Este número é considerado manifestamente insuficiente para prevenir e combater doenças como a obesidade, a epidemia do nosso século.

A DECO, Associação de Defesa do Consumidor, realizou uma análise a nove tipos de leite para crianças enriquecidos com vitaminas e minerais. A conclusão foi clara: este tipo de leites é bom para crianças com falta de apetite, mas totalmente dispensável para crianças com uma alimentação saudável.

Desafio para uma semana saudável: Esta semana faça 5 ou 6 refeições por dia!

Esta rubrica pode ser acompanhada todos os sábados, pelas 9h, no programa ABC da Saúde na Rádio Onda Livre.

Sem comentários: