segunda-feira, 19 de março de 2007

Programa Nacional de Combate à Obesidade

Numa reportagem do telejornal da RTP1 de ontem noticiava-se algo óbvio: o Programa Nacional de Combate à Obesidade, tão urgente e necessário, ainda não saiu do papel...

O combate à obesidade, uma doença crónica e um grave problema de saúde pública, precisa muito mais do que boas intenções por parte do governo... Precisa de recursos humanos!!!

Como é possível pôr em prática este Programa se:

- não existem nutricionistas em todos os Centros de Saúde, o local de excelência para promoção da saúde e prevenção da doença?

- a consulta de Nutrição, nos Centros de Saúde e Hospitais onde existe, está a "rebentar pelas costuras", não permitindo o atendimento a todas as pessoas que precisam de aconselhamento alimentar nem o acompanhamento com a frequência adequada dos utentes da consulta?

- as refeições escolares não têm a qualidade nutricional que deviam ter nem são o exemplo de alimentação saudável que deveriam ser?

- a lista de espera para cirurgia bariátrica é enorme e não dá resposta a todos os doentes que sofrem de obesidade mórbida?

- o pós-operatório dos doentes que conseguem a cirurgia bariátrica, seja no público ou no privado, não é devidamente acompanhado, aumentando o risco de complicações e prejudicando o sucesso da cirurgia?

Enquanto continuar a existir falta de profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, dentistas, etc) no Sistema Nacional de Saúde, os Programas Nacionais do Governo continuarão a ficar no papel e a não passar de boas intenções!

Sem comentários: